Abdominoplastia
A Abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada com objetivo de remover o excesso de pele da região abdominal e correção da diástase, que é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo, geralmente ocorridos durante a gravidez. Também, pode remover boa parte, senão todas, as estrias na parte inferior do abdômen.
Pode ser realizado tanto em homens quanto mulheres, principalmente quando se perde muito peso, após emagrecimento e/ou pós cirurgia bariátrica, perda de elasticidade da pele com o envelhecimento natural ou para mulheres que, após a gravidez, ficaram com a região abdominal muito flácida.
O tempo de recuperação necessário é de 1 mês para que o paciente possa retornar ao trabalho. Deve-se evitar atividade física por pelo menos 6 semanas. Mas a recuperação completa pode levar alguns meses até que os tecidos se adaptem e seja possível apreciar melhor o resultado final.
Tipos de Abdominoplastia
Mini Abdominoplastia
Este procedimento é realizado em um número menor de pacientes, indicada especialmente para pessoas magras e que possuem um acúmulo de gordura, flacidez e estrias na parte inferior do abdômen, entre o umbigo e a virilha.
É menos complexa que a abdominoplastia, tem uma recuperação mais rápida e possui uma cicatriz menor, é feito um pequeno corte na barriga, semelhante a de uma cesariana comum. Não necessita refazer o umbigo, pode ser feito ou não a costura dos músculos do abdômen.
Lipoabdominoplastia de Definição
Ou Lipoabdominoplastia HD. Este procedimento é a combinação de duas técnicas cirúrgicas tradicionais – a lipoaspiração e a abdominoplastia. A primeira com o objetivo de reduzir a gordura localizada e a segunda de remover o excesso de pele.
Os procedimentos isolados já trazem um excelente resultado, mas a junção das duas promovem uma maior cobertura dos benefícios. Tratando a flacidez, corrigindo a diástase e hérnia umbilical, removendo o excesso de gordura localizada – definindo e realçando os contornos musculares.