Mastopexia
A Mastopexia ou Lifting de Mamas é o procedimento feito para elevar as mamas caídas e reduzir a flacidez. Não há redução ou aumento de volume, mas sim uma retirada de pele excessiva e reposição dos mamilos, quando necessário.
Uma das principais dúvidas sobre esse tipo de procedimento está relacionada às incisões (cortes), que pode ser de 3 tipos:
- “T Invertido”: a mais utilizada, especialmente em mamas maiores ou muito flácidas, precisarão desta cicatriz. Feita ao redor de toda a aréola, além de um T invertido, para a retirada de todo o excesso de pele e tecido necessários;
- Periareolar: exatamente na transição da aréola (mais escura) para a pele da mama (mais clara). Utilizado em pouquíssimos casos, quando há apenas pequena flacidez central na mama, mesmo após a colocação do implante mamário;
- Em “L”: uma variação do formato em “T invertido”, porém sem a cicatriz na região medial das mamas, proporcionando o uso do decote sem preocupação com o aparecimento das cicatrizes, porém não conseguimos utilizá-la em todos os casos.
Outra preocupação é com relação ao processo de cicatrização, mas a orientação segue sendo a mesma para qualquer procedimento com incisão, a paciente deve seguir todas as orientações passadas em consulta. Além disso, a qualidade final da cicatriz é influenciada por fatores individuais da pele de cada paciente (que são os mais importantes), bem como a técnica utilizada.
Também, há casos onde a prótese de silicone é recomendada para um melhor resultado da elevação das mamas caídas. A Mastopexia com Prótese de Silicone, segue o mesmo procedimento da Mastopexia, só que introduz próteses que ajudam a estruturar e manter as mamas elevadas e bonitas.