Mamoplastia de Aumento
A Cirurgia para Implante de Prótese de Silicone ou Mamoplastia de Aumento é a operação mais realizada no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além de ser uma das mais realizadas no mundo.
O implante mamário é colocado para aumentar o volume da mama, para corrigir a assimetria (quando um seio é maior que o outro), ajustar o tamanho e elasticidade após a gestação, amamentação, grande perda de peso e avanço da idade. Conferindo seios mais volumosos, firmes e naturais. Aumentando a confiança e autoestima da mulher.
Uma das maiores dúvidas é com relação ao tempo. Não existe um tempo certo para a troca das próteses (10 anos, como se acredita), elas não foram feitas para durar uma vida, o ideal é que a paciente faça avaliações periódicas, como o ultrassom anual e após 10 anos uma ressonância magnética, fundamental para detecção de possíveis sinais de ruptura ou desgaste do material da prótese.
Passados de 10 a 15 anos da realização do procedimento, os efeitos do tempo ou uma eventual gravidez, trazem à tona o desejo da mulher realizar alguma correção estética na mama. Nesses casos, recomendamos a troca das próteses, mas caso a paciente ainda esteja satisfeita com o resultado, seguimos apenas o acompanhamento regular.
Também, é importante falar sobre os tipos de incisões, para inserir o implante mamário, o cirurgião plástico fará um único corte, pode ser no: sulco inferior da mama (inframamário), debaixo do braço (axilar) ou em torno da aréola (periareolar). A escolha depende de avaliação criteriosa entre características físicas da paciente, técnica cirúrgica e prótese.
Outro detalhe é que existem formas para colocação das próteses: a submuscular, onde a prótese fica atrás do músculo; a subglandular, onde a prótese fica na frente do músculo e atrás da glândula mamária; e o dual plane, onde a parte superior da prótese fica abaixo do músculo e a parte inferior abaixo da glândula mamária.
O tempo de recuperação vai depender da técnica utilizada e da própria paciente, se seguir as recomendações médicas. Mas em todos os casos, o resultado final não é imediato, após o inchaço normal pós-procedimento, são 3 meses até conseguir visualizar melhor o resultado da cirurgia e 12 meses para que a prótese e o tecido se estabeleçam.
Prótese de Recuperação Rápida
A Prótese de Silicone com Recuperação Rápida – Dual Plane Fast-Track 24 hour Recovery – R24R para mamoplastia de aumento possibilita que, em 24 horas, a paciente movimente os braços, dirija normalmente, lave os próprios cabelos e faça algumas atividades do dia a dia sem dor ou incômodos.
Para se ter uma ideia, nas técnicas tradicionais a paciente precisa de 10 a 20 dias para retornar às suas atividades. No aumento mamário com Prótese de Recuperação Rápida, não precisa de internação, a paciente movimenta livremente os braços e retorna precocemente às atividades, no segundo dia pós-operatório. Além de menos dor e edemas, essa técnica possibilita que a paciente volte ao trabalho e/ou negócios em poucos dias.
Protocolo Prótese de Recuperação Rápida:
- Seguir todas orientações que se iniciam desde o pré-operatório, como atividade física e alimentação saudável;
- Escolher a prótese adequada, considerando o perfil, formato e volume de acordo com estrutura física da paciente;
- Administração de anestesia venosa total (AVT), que possibilita uma recuperação mais rápida;
- Utilizar técnica cirúrgica meticulosa, um plano com 14 pontos, que inclui: cuidados para evitar contaminação durante o implante, sangramento e diminuição da dor no pós-operatório;
- Fazer uso de medicamentos específicos no pós-operatório;
- Fazer exercícios para relaxamento muscular e evitar o risco de trombose.